Porosidade Capilar: A chave para o sucesso do tratamento com óleo natural

Porosidade Capilar

Como escolher um óleo de cabelo? Não é suficiente determinar as suas propriedades e atribuí-las ao problema. Muitas vezes, verifica-se que, por exemplo, o óleo de coco, que deveria evitar a secagem, faz com que o frisado se intensifique ainda mais. O segredo consiste em combinar o óleo com a porosidade do cabelo. Abaixo, encontrará todas as informações necessárias.

Uma vez que introduzimos os óleos para o cuidado diário do cabelo, começamos a olhar mais de perto para a estrutura do cabelo. Graças à sua análise cuidadosa e às necessidades do cabelo, agora podemos combinar os óleos em relação aos ácidos gordurosos. Esta é a melhor maneira de tornar o seu óleo mais eficaz e fácil.

Está na hora de descobrir o que é a porosidade do cabelo!

POROSIDADE DO CABELO – A característica da estrutura do cabelo, ou seja, o grau de sua destruição, determinado por quão altas as cutículas são levantadas do fio do cabelo. Devido à porosidade, podemos distinguir três tipos de cabelo e, sabendo-o, podemos garantir cuidados efetivos.

Pode ter:

  • cabelo de baixa porosidade (difícil de pentear, falta de volume)
  • cabelo de porosidade média (frisado e quebradiço),
  • cabelo com alto nível de porosidade (seco e muito danificado).

Porque é que o conhecimento da porosidade do cabelo é tão importante?

A porosidade é crucial se estiver a planear começar a aplicar óleo no cabelo. Os óleos capilares podem ser ajustados à porosidade do cabelo e desta forma obter os melhores resultados possíveis. Os melhores efeitos são assegurados desde que o cuidado seja compatível com a estrutura do cabelo e suas necessidades. A aplicação do óleo certo não só proporciona uma melhor eficácia como também evita a sobrecarga do cabelo. A sobrecarga do cabelo só é possível se usarmos o óleo errado. É, portanto, importante definir o seu nível de porosidade do cabelo para tratá-lo conscientemente.

Como identificar os diferentes níveis de porosidade?

Existem três métodos para definir a porosidade do cabelo que pode ser feita no conforto da sua casa. Eles não dão uma garantia de 100% de que seu cabelo é apenas uma porosidade, mas geralmente, são o suficiente para escolher o óleo certo para o cabelo conscientemente. Com certeza, o teste profissional de porosidade do cabelo sempre pode ser feito em um escritório de tricologista ou em um salão de cabeleireiro com um microscópio.

Aqui estão os métodos mais comuns para determinar a porosidade do cabelo!

• Teste da Agua – despeje água pura num copo transparente, coloque alguns fios de cabelo e observe como eles se comportam. Este estudo determina o grau de absorção de água pelo cabelo, o que aumenta com o aumento da porosidade. O teste de água é feito melhor em diferentes partes do cabelo, porque as extremidades podem ter uma porosidade diferente do que o cabelo nas raízes. Como classificar a porosidade do cabelo?

a. Os cabelos de baixa porosidade flutuam na superfície por um longo período de tempo porque não absorverão água;

b. Os cabelos de porosidade média afundam-se lentamente porque absorvem água moderadamente;

c. Os cabelos de porosidade elevada afundam-se rapidamente porque absorvem a água instantaneamente.

• Teste do coco – Arranje o óleo de coco puro e não refinado e use-o como óleo do cabelo. É melhor aquecer um pouco para facilitar a distribuição sobre o cabelo. Deixe-o por pelo menos meia hora e depois lave-o. A maneira como o cabelo reage ao óleo de coco nos dá informações bastante claras sobre porosidade. Como interpretar?

a. O cabelo de baixa porosidade será liso e brilhante;

b. O cabelo de porosidade média pode ser mais difícil de pentear, e um pouco mais monótono em comparação com o cabelo saudável;

c. Os cabelos de alta porosidade vão reagir mal ao óleo de coco, ficarão crespos e ásperos.

• Teste de observação – fique à frente do espelho e observe o seu cabelo. A condição, como é organizada e como parece, é muito fácil reconhecer a porosidade do cabelo. Quais são as principais características de vários tipos de porosidade?

a. O cabelo de baixa porosidade leva muito tempo para secar, é difícil enrolar, é muito pesado, falta volume, embora seja suave e fácil de pentear;

b. O cabelo de porosidade média é fraco, com tendência a divisão, desbaste, é frágil, não muito brilhante em comparação com os cabelos saudáveis, é ondulado e fica crespo sob a influência da humidade;

c. O cabelo de alta porosidade é danificado, quebradiço, frágil, muito seco, geralmente com as extremidades divididas, encaracolado, difícil de pentear, monótono e áspero.

Qual é o óleo para o cabelo que devo escolher?

Determinar a porosidade do cabelo é a chave para escolher o óleo certo. Apenas um produto que se enquadre evita a sobrecarga do seu cabelo e proporcionará efeitos instantâneos e duradouros. Vale lembrar que:

  • Cabelos de baixa porosidade gostam de óleos com alta quantidade de ácidos gordos saturados, como óleo de coco, manteiga de karité, óleo de Babassu;
  • O cabelo de porosidade média prefere óleos ricos em ácidos gordos monoinsaturados, ómega-7 e ómega-9, como óleo de amêndoa doce, óleo de argão, óleo de abacate;
  • Os cabelos de porosidade elevada apreciam de óleos com predominância de ácidos gordos polinsaturados, ómega-3 e ómega-6, como óleo de semente de uva, óleo de girassol e óleo de semente preta